terça-feira, 1 de maio de 2012

Combatente Nacional : Linhagens

Sempre que começo pesquisar pela internet a respeito de galos combatentes encontro uma infinidade de nomes de "raças" nacionais. Para criar uma boa base de dados para pesquisa dos novos criadores preciso muito da contribuição dos veteranos para nos relatar características das raças nacionais. Um nome muito comum nos blogs e páginas da internet é "esporinha de ouro". Que raça seria essa? Quais as suas características? Que categoria de peso ele está incluso? Temos fotos de bons padreadores? Seria mais ou menos assim, troca de informações, conhecimento, criando uma boa fonte de pesquisa para todos os criadores. O brazilian game também é muito citado, esse por sinal tive a oportunidade de ver em uma fazenda aqui próximo onde o dono é um galista apaixonado por shamos e brazilian game. Voltando ao esporinha de ouro, gostaria de receber fotos dessa espécie e informações para um próximo post. Mais nomes de diferentes linhagens de galos combatentes nacionais. Alguns deles:

- Esporinha de Ouro

- Pirata

- Alfinete

- Toshico

- Jatobá

- Asa Dura

- Ovo

- Tira Teima

- Zagaia

- Diabo Loiro

- Olho de Traíra

- Peixe

- Canela Branca

- Barbudo

- Gogó de Sola

- Gavião

- Pão Sovado

- Fura Bala

- Pitanga

- Arreiro

- Águia

- Torpedo

- Topete

- Peróba

- Bola

- Beisebol

- Rinoceronte

- Ronaldo

- Magnífico

- Sulino

- Veppo

- Batata

- Puva

- Quebra Espora

- Bebezão

- Gaiolinha

- Juca Bala

- Oscar.

Peço aos criadores dessas "raças" que entrem em contato informando características da espécie e se possível fornecer fotos do galo/galinha. Caso saiba ou conheça alguma outra linhagem diferente das citadas acima, gentileza informar. O intuito maior do blog é criar uma boa fonte de pesquisa para criadores de diversas regiões, divulgando as linhagens existentes com suas características principais, apontando alguns possíveis defeitos e divulgando dicas para que os novos criadores possam se orientar com os grandes e renomados criadores existentes em todos os estados do nosso Brasil.

29 comentários:

  1. -Peróba
    -Jucabala
    -Oscar
    -Bola
    -Basebol
    São raças encontradas aqui no Estado do Paraná.Espero ter ajudado.Possuo um galo Peróba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudou com certeza. Bola e beisebol já ouvi falar, as outras são novidade. É sempre bom conhecer novas linhagens.

      Excluir
  2. quebra espora e bebesão são encontrados aqui em paramirim ba

    ResponderExcluir
  3. Amigao como que eu faço para entrar em contato com galistas destas raças.
    puva, basebol e veppo? se vc,s souberem
    atorresavanci@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Vepo (estudio arrepio) no mercado livre

    ResponderExcluir
  5. Puva e beisebol com o sr. paulo conhhecido por todos

    ResponderExcluir
  6. Amigos, sou de recife e possuo para inicio de cruza um galo e uma franga da raça beisebol, so vai nas costas e briga muito bem! cor Cenoura e a franga rocheada tb nas costas ok muito bom o sangue!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho dois VEPPO so na cruza. Bola também é bom de mais.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho dois VEPPO so na cruza. Bola também é bom de mais.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite amigo
    Sou apaixonado por esse esporte
    Adoro essas adimiraveis aves
    No momento nao estou mexendo mas estou querendo voltar para o galismo. Sou de Colider Mt
    Tinhamos aqui uma raca ha uns oito anos atras chamada CanelaVerde nao tinha nada parecido... uma das melhores racas que ja pude ver.
    Se tiver algum grupo de zap meu numero e 66 99922 7977

    ResponderExcluir
  10. Boa noite amigo
    Sou apaixonado por esse esporte
    Adoro essas adimiraveis aves
    No momento nao estou mexendo mas estou querendo voltar para o galismo. Sou de Colider Mt
    Tinhamos aqui uma raca ha uns oito anos atras chamada CanelaVerde nao tinha nada parecido... uma das melhores racas que ja pude ver.
    Se tiver algum grupo de zap meu numero e 66 99922 7977

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Quais seriam em sua opinião as raças do momento? Divulgue que irei acrescentar na publicação. Obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Caderudo e bom tem aqui no Paraná

      Excluir
  12. Moro em pernambuco - recife, aqui temos o canela branca, que é geralmente caboclo com o bico curto e pernas longas e brancas e o gogo de sola, que possui penas escuras (caboclo, preto, vermelho), pernas amarelas e cabeça shamo, com crista estrela, pele bem vermelha, galos de muita espora, porém raramente dão bons galos.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho dois beisebol tops lindos aqui tbm muito peixe e pão sovado tbm

    ResponderExcluir
  14. Alguem sabe de onde surgiu a linhagem dos galos jack

    ResponderExcluir
  15. Alguem sabe de onde surgiu a linhagem dos galos jack

    ResponderExcluir
  16. Basebol , tenho a criação aqui é do Paraná as galinhas são de penagem roxa muita boca e força. Tem tanta boca que muitas vezes nem vão pras costas. Veppo é toda a linhagem que vem do João Veppo não é uma raça somente. Eu tenho veppo aqui na cor cinza .São atracados nas costas e a espora é muito boa.

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho Veppo ou Magia Veppo.
    61995802398 whats te mando as fotos da linhagem lá

    ResponderExcluir
  18. Sou de boa vista RR tenho umas galinhas Puraque alguém já ouviu falar

    ResponderExcluir
  19. Esses acima não são raças. São linhagens do galo combatente Nacional (Galo MURA) esse sim é considerado raça. Foram na sua maioria galos famosos que fizeram carreira e depois viraram padrinhadores. Raças são: shamo, aseel, tailandes e Mura etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade !!!
      Boa informação.

      Excluir
    2. Por esse motivo coloquei a palavra RAÇA entre aspas... Muitos criadores dizem raças, respeitamos a simplicidade de nossos amigos galistas, mesmo sabendo se tratar de linhagens e cruzamentos. Obrigado pelo feedback.

      Excluir
  20. As linhagens citadas a cima fazem parte do vasto mundo do galismo,sou de Botucatu_SP,e tenho presente em minha cocheira aves com linhagem do sr. Vidionor com matrizes do monte mor,baixinho do veppo e itochi.

    ResponderExcluir
  21. 65 84430082 temos osca delaroy vs por bull diamante ovos a venda

    ResponderExcluir
  22. A linhagem Pão Sovado foi criada e desenvolvida por Celso dos Reis Junqueira, na região de Campo Bom e Sapiranga, no estado do Rio Grande do Sul na década dos aos 80. Galo de muita fibra, raça e resistência, originalmente eram na cor cinza.Foi uma linhagem que apadrinhou muitas das linhagens hoje existentes; até mesmo as modinhas tem um fundo de sangue pão sovado. Celso não cria mais galos há muitos anos mas criou uma linhagem que marcou décadas. Um verdadeiro tanque de guerra em forma de galo.
    Crio da linhagem pão sovado, por consanguinidade, única formá de manter a genética, há 3 décadas.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia sou do ES e tenho aqui a linhagem pão sovado na cor cabocla

    ResponderExcluir
  24. Bom dia sou Emerson do ES e tenho aqui a linhagem pão sovado na cor cabocla

    ResponderExcluir